Publicidade
Publicidade

Conheça os dez países com maior geração de energia eólica do mundo

Energia eólica

Foto/Imagem: Group Publishing

Brasil aparece na oitava posição entre maiores capacidades de geração de energia eólica

Com a busca dos países pelo cumprimento de metas climáticas, a passagem para energias renováveis acaba virando tendência que envolve grande parte das nações no mundo todo.

De acordo com a GWEC (Global Wind Energy Council), o conselho global de energia eólica, esse tipo de energia deve responder por 20% da eletricidade mundial até 2030. Segundo boletim divulgado em março pela GWEC, a indústria eólica atingiu recorde mundial em 2020, com 93 gigawatts de novas instalações em todo o planeta, crescimento de 53% na comparação com 2019. 

Com a busca dos países pelo cumprimento de metas climáticas, a passagem para energias renováveis acaba virando tendência que envolve grande parte das nações no mundo todo. Essa busca fez com que no mundo todo, hoje, haja 743 gigawatts de capacidade de energia eólica, o que tem colaborado para diminuir as emissões de carbono.

Por enquanto, Estados Unidos e China estão na ponta quando o assunto é geração de energia eólica. Em 2020, sozinhos, foram responsáveis por 75% das novas instalações de energia renovável. Entre os dez países com mais capacidade eólica do mundo, o domínio é de nações europeias.

Na primeira posição aparece a China, com 221 gigawatts, que representam mais de um terço da capacidade mundial. Os chineses têm o maior parque eólico onshore do mundo, com capacidade de 7.965 megawatts. Parques eólicos onshore são estruturas responsáveis por gerar energia elétrica a partir do vento que sopra em localizações em terra.

Os Estados Unidos estão na segunda colocação, com 96,4 gigawatts. É no país onde estão seis dos dez maiores parques onshore do mundo. No terceiro posto aparece a Alemanha, com 59,3 gigawatts, a maior capacidade da Europa. A Índia, o segundo país da Ásia presente na lista, vem em quarto no ranking, com 35 gigawatts de capacidade. Para fechar o top cinco, a Espanha figura na quinta posição, com 23 gigawatts.

Na sequência, nessa ordem, vêm o Reino Unido, com 20,7 gigawatts; a França, com 15,3 gigawatts de capacidade; o Brasil, que tem 14,5 gigawatts de capacidade de geração de energia eólica, a maior da América do Sul; o Canadá, com 12,8 gigawatts; e por fim, a Itália, com 10 gigawatts.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.